Pular para o conteúdo principal

O tempo do processo oncológico : A cura nos segundos de alívio de sintomas

O tempo do processo oncológico.

Autoria:Enfermeira oncológica Laís Vieira Lima

O tempo e suas nuvens e seus sóis, é algo que encanta e desencanta.
O ponto de vista de cada ser humano frente ao tempo , varia em uma amplitude distinta.
O ponto de vista do paciente oncológico, é um céu e sua quantidade de estrelas, são várias linhas de um tratamento árduo , mas a cada noite , o brilho reage , o brilho da esperança e sua doce harmonia.

A noite surpreende com seus fatos prejudiciais e vantajosos, o brilho se acomoda no coração , mesmo na intensidade da dor, a esperança brilha com toda convicção.

O relógio se depara com a força que renasce na reserva dos segundos,  cada segundo de alívio é uma eternidade de cura, cura não significa ausência de doenças e sim o alívio perante aquele segundo magnífico.

Uma noite sem dor para um paciente oncológico , é um dia de cura, ele conta nos dedos suas noites que curam, o remédio se torna companheiro, mas tem dias que somente a mente e seu renovo diário , tem um trabalho surreal, renascem lembranças gostosas e estrelares, e aquele momento se eterniza e a dor suaviza.

Quando a dor intensifica, o sorriso se esconde, mas o olhar floresce tanta vida , se aproxima o momento da ternura, é cafuné na careca ou nos cabelos e uma prece para aliviar os sintomas que crescem no universo interior do corpo ambulante nesta terra de emoção e razão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.