Pular para o conteúdo principal

A Oncologia sob o olhar da sociedade

Autoria:Laís Vieira Lima-Enfermeira Oncológica

     A oncologia é muito estigmatizada no meio social , tanto o paciente em tratamento oncológico quanto o profissional que atua na área.
   A oncologia é uma área relacionada ao tratamento contra o câncer.
A humanidade se porta de uma maneira horrenda frente ao humano que estar vivenciando esse processo tão árduo, são olhares pré conceituosos, são frases mesquinhas e o medo de tocar e ser contagiado e desenvolver o câncer.
É louco isso !

O paciente em tratamento oncológico é portador de amor e gratidão e isso contagia, eles vivenciam a dor e mesmo assim o trilhar continua sendo de emanar amor, como conseguem essa arte? Buscam forças atuantes dentro da reserva do SER, e se renovam constantemente, mesmo com a reserva diminuída pelos enlaces cruéis da vida, eles se renovam com a chuva de ternura que invade-os com as coisas mais simples da vida, lecionam o valor da gratidão e impulsiona todos nós com aquele sorriso de amor e aquela carequinha que significa : Estou aqui para florir , vem comigo e aprenderás sobre o valor da vida.

      Gostaria que as pessoas se movessem em relação a mente , buscassem mais conhecimentos sobre essa temática e desconfigurasse toda essa mesquinhice mental , a humanidade se considera tão apta a discernir tantas vertentes, porque ela se torna visão fechada em relação a oncologia?

Precisamos cada vez mais aumentar nossas informações a respeito da oncologia, o que é e para que serve a oncologia , porque o câncer se desenvolve?
E explicar para a sociedade todas as questões que permeiam essa vertente.
O que não pode ocorrer é o paciente florido de vida , sofrer por esses tabus criados pelo ser que se diz HUmano.

O câncer é uma doença crônica, é desenvolvido por meio de uma alteração no DNA da célula, através dessa alteração , há o desenvolvimento de células malignas e através delas vasos sanguíneos são formados , aonde elas próprias criam e se alimentam dos nutrientes, por isso as células cancerígenas crescem desordenadamente, mas há tratamentos específicos para combate-las.

No próximo artigo vou explicar sobre os fatores de risco que agem concomitantemente tornando essa célula mais susceptível a desenvolver alterações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste