Pular para o conteúdo principal

O cuidado humanístico

Autoria:Laís Vieira Lima

O cuidado como agente humanizador, podemos observar que o cuidado é um fator essencial , sem ele entramos em uma cena de descaso , aonde encontramos um ser abandonado , recebendo misérias de um "cuidado-descuidado" , a imprudência juntamente com a negligência estão interligadas a este conjunto que se resulta em descuido.

Sem o cuidado,ele deixa ser humano.Se não receber cuidado,desde o nascimento até a morte,o ser humano desestrutura-se,definha,perde sentido e morre.
(Leonardo Boff ,2014)

Quando o ser humano é cuidado em sua integralidade , desde sua cabeça até cada componente corporal em níveis fisícos e emocionais, ele usufruirá desse universo de alívio durante sua estadia momentânea ou permanente em um setor hospitalar,resultando em um florescer mais digno e adequado ao mesmo.

O ser humano quando tratado dignamente , abrem-se as portas do coração , agregando um vínculo mais afeto e gerando a confiança entre o cuidador e o ser que está sendo cuidado, é de extrema importância analisar as flores em seu jardim, elas crescem bonitas e viçosas por causa de um cuidado diário , quando abandonadas, seu brilho se perde pelo universo, vagando por aí.

O ser de vida quando abandonado pelo agente cuidador , ele perde o brilho do seu universo , se tornando triste e com gotas de chuvas sendo derramadas pelo coração, se sentido fadigado a procura de um afago e luz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.