Pular para o conteúdo principal

Oncologia e Carinho / Aconchego em forma de afeto/Presença que acolhe os dias

Autoria: Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima




Quando acolhemos o paciente como alguém de vossa família , o vínculo aumenta e nesse ampliar o carinho reside , esse carinho que floresce tanta paz e ternura acolhendo o alter dentro do coração.



A oncologia me ensina constantemente a arte de viver agradecendo cada pontinho específico da minha vida, me ensina a florescer afeto para amenizar os processos que são mais dificultosos, minha profissão é iluminada , pois dentro dela reconheço a força que cada ser têm dentro de si.




A presença é algo tão precioso , de todas as vezes que sentei ao lado de minhas pacientes do coração , elas agradeciam pelo olhar , sim pelo olhar eu via que elas se sentiam acolhidas pela minha presença, o quanto é precioso ser presença e abraço apertado ( se a (o) paciente permitir), havendo a permissão o coração se abre de um jeitinho encantador acolhendo o ser na sua inteireza na mais singela delicadeza.




São tantas experiências floridas de luz , esta foto em anexo significa a presença florida de vida , apoiei minha mão no colo de minha mãe do coração e fiquei em silêncio , tirei uma foto sem ela perceber , pois eu queria registrar esse momento , são os pequenos gestos que fazem toda a diferença , este gesto significa : Estou aqui minha mãe , não vou te abandonar.




O carinho ameniza o processo de um tratamento oncológico , traz vida ao florescer vida , é uma singela forma de dizer o quanto a presença acolhe e fortalece.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.