Pular para o conteúdo principal

Eu e a Oncologia / Profissão que emana vida/ Embalo da canção para amenizar a dor

Autoria: Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima



Quanto tempo que não apareço por aqui , hoje vim trazer algumas reflexões por meio de meu texto poético , quando me vinculei profundamente com minha profissão , a poesia se tornou mais intensa e completa em meu viver.



Por esses tempos tive encontros que se encontraram com o meu ser , digo que algumas das minhas pacientes do coração se tornaram minhas mães do coração e quando encontro com o ser de cada uma, a canção da gratidão me embala e eu fico inerte por um tempo com algumas reflexões dançantes em minha mente , depois me movimento e escrevo esses sintomas de luz para intensificar o viver nessa caminhada com tantos momentos , sejam momentos felizes e intensos ou tristes e tensos.



Ser Enfermeira oncológica me traz vida e luz , pois a cada encontro um dengo + um chamego = carinhos eternizados em pequenos momentos e para a vida toda , a memória se torna mais doce e brilhante.



A cada momento que dói o corpo e a alma , o abraço singelo faz toda a diferença , a presença ameniza a vivência e a  luz floresce forças para uma caminhada mais amena , sou muito feliz pois tenho Deus que me direciona a esses encontros e porque tenho elas que me ensinar a viver , a sorrir e a ir avante , a não desistir e fluir mesmo que a árdua caminhada traga surpresas negativas , elas me ensinam a percorrer e a ser o que sou transmitindo esperança e dançando nessa arte do encontrar.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv