Pular para o conteúdo principal

A ansiedade para o término do tratamento oncológico -

Este tema é complexo para eu poder redigir aqui em meu blog , por mais que eu redija sobre temas referenciados em oncologia , mas quando diz sobre a ânsia do término do tratamento , me faz muito refletir em relação eu ainda não ter passado por esta experiencia , então enxergar e sentir a alma alheia é algo de muita complexidade , mas tentarei por em linhas o meu pensar sobre este tema essencial que muitos passam e transpassam nesta caminhada do tratar em oncologia .
Geralmente eu peço opinião aos meus pacientes e cada um diz um tema referente a oncologia e aqui estou eu novamente , a explicar sobre um assunto que uma das minhas flores me pediu .

A ansiedade é um fator que é presente em toda a humanidade , o ser humano torna- se enfado com este percurso que necessita do tempo para se cumprir desejos que temos em mente , enfim mas hoje trataremos aqui na área da oncologia , o tempo do tratamento depende da fase , do grau e da dimensão do tumor , este tempo é uma caminhada árdua , onde se faz de tudo , cumpri com os lemas rotineiros , mas parece que não passa , parece que não acaba e a mente traz todos os pontos negativos que podem vir ocorrer em um presságio ( futuro ) próximo ,  e os pontos positivos se escondem na alma aflita do ser de vida .
São um conjunto  de tratamentos que são específicos para os tipos de neoplasias , citarei alguns deles : Hormonoterapia , quimioterapia , radioterapia e as cirurgias , são fatores que desgatam o ser humano , mais que no mesmo momento faz enxergar e ampliar a visão em relação a vida , os pontos negativos se tornam muitas das vezes pontos positivos , a chama da esperança renasce .

Miscelânea de sentimentos perduram esta etapa que parece não findar , são alegrias por resultados melhores e tristezas pela volta da doença , ou de ter  progredido para o lado mais complexo , esta ansiedade durante o tratar , é de díficil monitoramento , pois no nosso dia a dia os fatores que nos rodeiam nos agita por dentro e faz que com nossa saúde se abale , desconcentrando de tudo e fazendo de nós inertes a caminhada , então eu compreendo o ser que está a se tratar , pois o temor em relação ao diagnóstico se torna intríseco , e o tratamento é um "mau necessário " , ele debilita mas tem como resultados a destruição de células malignas , e muitas pessoas dizem , a humanidade que por fora desconhece :  Com o tempo passa ! mas preste atenção humanidade alheia aos pacientes em oncologia , não é você que está em tratamento , sou eu , eu sei que o tempo ele passa , mas a dor parece não findar , tento me distrair , mas parece que não adianta , sim o paciente sente temor e com isso a ansiedade aumenta , mais ele também ver chuvas coloridas quando a alma dele ressuscita e dança com as borboletas quando há um resultado bom , se para nós que ainda não somos diagnosticados com uma neoplasia , a ansiedade ja nos dói , imagina para um paciente em tratamento oncológico que convive diariamente com as surpresas sejam elas boas ou ruins de um diagnóstico que insiste em indagar o tempo inteiro , Somos eles , Eles são nós , precisamos a cada dia respeitar o ser de vida que está em tratamento , ter cuidado com frases que vezes falamos , que podem prejudica-los .

Assinado : Enfermeira Oncologista Laís Vieira Lima 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Embolização para tratamento do Câncer de fígado

A Embolização é um tratamento atavés de injeções de substâncias para impedir que o fluxo de sangue chegue até as células cancerígenas , pois as células cancerígenas se alimentam destes nutrientes que são produzidos pelo sangue. Segundo o Site do Oncoguia :  A embolização é uma opção para pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente. Ela pode ser usada para tumores grandes (geralmente maiores do que 5 cm de diâmetro) que não podem ser tratados por ablação. Para alguns tumores entre 3 - 5 cm, estes tratamentos podem ser utilizados em conjunto. A embolização reduz parcialmente o abastecimento de sangue para o tecido hepático normal, por isso não é uma boa opção para alguns pacientes cujo fígado está afetado por doenças, como hepatite ou cirrose. Este tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar. Os tipos de embolização utilizados são: Embolização Arterial  - É também conhecida como embolização transarterial. Neste procedimento ...

Dor oncológica - Vocês sabem o que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia clínica:  O conceito de dor total em que o paciente pode ter a dor fisíca influenciada por fatores emocionais , sociais e espirituais. - A dor oncológica ela é uma dor integral , que em si é encontrada os fatores influenciadores . A integralidade precisa ser cuidada com direcionamentos. Muitas das vezes o direcionamento é empregado de maneira incorreta , resultando em más consequências para o tratamento do indivíduo que se encontra em debilitações por conta da dor em extremo que não está sendo bem controlada. A dor oncológica é uma miscelânea de fatores,  vindo de um amplo tumor até uma situação emocional mal resolvida , por isso que é preciso elaboração de estratégias para desenvolver com os pacientes , que antes de serem pacientes , são humanos . A humanidade gera a humanização. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Cliníca : A intensidade da dor deve ser quantificada e a qualidade deve ser caracterizada pelo pacient...