É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada.
Segundo o Site do Einstein : A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inverte, e mais de 90% do sangue que vai para o tumor é levado pela artéria. Por isso, ao obstruir o suprimento arterial, são grandes as chances de reduzir o tumor que, na quimioembolização é atacado ainda pela droga quimioterápica. Essa técnica, contudo, não tem fins curativos. Ela reduz ou controla a doença para que sejam feitos outros procedimentos posteriormente, como cirurgia ou transplante.
Então conclúimos que esta técnica não tem fins curativos , mas é muito eficaz no controle e na redução dessas células cancerígenas , proporcionando e oferecendo um conforto e alívio para o ser humano que está debilitado por conta de todas estes tratamentos .
ass: Enfermeira Oncologista
Laís Vieira Lima
Comentários
Postar um comentário