Pular para o conteúdo principal

Qual a diferença de transplante Autólogo e Alogênico ?

O Transplante autólogo - No Transplante autólogo é utilizada as próprias células tronco do próprio paciente , estas células tronco são tratadas com altas doses de radiação e quimioterapia , para que não tenha nem um sinal de células cancerígenas .

O que são células troncos ? São células de regeneração ,  no período embrionário  elas também passam por um processo de diferenciação celular que ocorre nos ossos , sangue, musculos e nervos , quanto mais células troncos multiplicadas , mas proteção nosso organismo terá .
Mas quando estas células são afetadas são preciso de passar , por quimioterapia e radioterapia , pois quando o tumor se desenvolve , toda esta duplicação e regeneração será afetada , e por isso que muitas das vezes pacientes com leucemia ou alguns tipos de anemia , podem precisar de transplante de medula óssea.

Transplante Alogênico- Está técnica é utilizada com as células troncos de um doador saudável.




Ass: Laís Vieira Lima- Enfermeira Oncologista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.