Pular para o conteúdo principal

Dor oncológica - Vocês sabem o que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia clínica:  O conceito de dor total em que o paciente pode ter a dor fisíca influenciada por fatores emocionais , sociais e espirituais.

- A dor oncológica ela é uma dor integral , que em si é encontrada os fatores influenciadores . A integralidade precisa ser cuidada com direcionamentos.

Muitas das vezes o direcionamento é empregado de maneira incorreta , resultando em más consequências para o tratamento do indivíduo que se encontra em debilitações por conta da dor em extremo que não está sendo bem controlada.

A dor oncológica é uma miscelânea de fatores,  vindo de um amplo tumor até uma situação emocional mal resolvida , por isso que é preciso elaboração de estratégias para desenvolver com os pacientes , que antes de serem pacientes , são humanos .
A humanidade gera a humanização.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Cliníca : A intensidade da dor deve ser quantificada e a qualidade deve ser caracterizada pelo paciente.

A dor em si requer controle , requer qualidade no manejo , para que este paciente se sinta aliviado e confortável durante este processo de vida , quando a dor é controlada e não subdiagnosticada pelos profissionais de saúde , a qualidade de vida será objetivamente maior , o ser humano precisa ser acolhido nesta fase que tanto debilita-o.

Quando está dor é despercebida , o mesmo perde sua integralidade , proporcionando um elo quebrado com o profissional e a equipe ,desenvolvendo regressões e até mesmo provocando a distanasia , permitindo o processo da dor se prolongar e negligenciando o olhar humanístico.

A dor oncológica precisa ser olhada com mais cautela e controlada com mais qualidade,  pois todos esses fatores vão ser refletidos nos pacientes.

Autoria: Enfermeira Oncologista Laís vieira lima , tendo como bases trechos do manual de dor oncológica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Comentários

  1. Quando temos Deus,familiares e equipe médica ao nosso lado,essa dor é amenizada.

    ResponderExcluir
  2. São pontos chaves para uma leveza no caminhar.bjins

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.