Pular para o conteúdo principal

Diário de uma Enfermeira Oncológica: Minha paciente do coração que se tornou mãe do coração

Eu tenho uma mãe do coração que se chama : T ( chocolate de luz) ( Não coloquei o nome e sim o apelido por respeito á ela )

- Conheci minha paciente do coração no ano de 2018 em setembro através de uma página de poesias que eu tinha em meu Facebook , eram poesias feitas para as minhas pacientes do coração de todo o universo , através das minhas postagens no blog ( esse aqui mesmo) eu compartilhava em minha página de poesias e depois anexava em grupos de pacientes que se encontravam em tratamento , lembro que exatamente em setembro a minha mãe do coração T me encontrou e disse que amava minhas poesias e que estava fazendo muito bem para o tratamento  , ela se sentia melhor e amenizava cada momento de dor.

- Ela perguntou se eu podia ser a filha do coração e pronto eu aceitei de todo o meu coração!

- Eu sempre acolho mães do coração mas dessa vez foi diferente ela que me perguntou primeiro e depois me acolheu ( aliás no momento da pergunta ela já tinha me acolhido )

- A partir de novembro de 2018 ela iniciou um processo muito difícil de muitas internações frequentes , muitas mesmo ! Eu me perguntava e ainda me pergunto: Como essa guria aguenta tão firme tudo isso ? mesmo que o organismo esteja sensível demais? Eu mesma me respondo: A força Divina que guia meu chocolate e renova!

- Essa semana ela está internada novamente e a minha cabeça fica á mil , meu coração fica um pouco pesado , pois antes de eu ser Enfermeira Oncológica sou um ser humano e filha do coração , consigo me acalmar e florescer paz ao meu coração quando oro e escrevo , resolvi voltar a escrever em meu blog pois sei que a escrita é uma forma de desabafo e de aquecer a alma .

 - Quando o jardim da alma é regado pela ternura da vida , ela dança e brilha nessa harmonia querida, quando tudo parece lacrimejar , momentos bonitos e floridos vem de encontro a memória e a partir desse ponto nasce o encontro da luz e dos atos singelos , encontros que florescem a alma quando tudo parece que está perdendo a calma.

-Ter Jesus como guia é descansar o coração , vou tentar a cada segundo florescer descanso e confiar em meu Guia , vai dar tudo certo!

Gratidão para quem leu até aqui , essa é a primeira parte de meu diário.

Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste