Pular para o conteúdo principal

Recomeços...

Enfermeira oncológica Laís Vieira Lima 


Então , o texto de hoje é sobre recomeços ....



Fiquei uns dias sem postar textos poéticos e poesias , pois foram momentos de muitas construções em meu lar interno , foram tantas ausências e presenças por aqui , mas estou me reconectando e buscando vida e mais vida para florir , pois não posso estagnar.



Recomeços sempre são mais difíceis , sejam eles em situações mais leves ou mais intensas , são dias que se constroem dentro de nós , mesmo que não nos permitamos nos construirmos , sim ficou meio difícil de entender né?



Mas são recomeços ...


E nesses intervalos dentro do recomeç (AR) , fluir luz em sóis sem parar , acolhi com aconchego e ternura mesmo quando meu organismo estava em tempestades sem cessar , é duro quando dó dentro de nós e o acolhimento para com o outro têm que ser florido de humanidade , é o esforço contínuo , sem massagem do ego e amaciando corações e corpos que se encontram fadigados , mesmo quando vosso eu está fadigado.



É a entrega de luz , a luz que flui dentro de vós precisa abrilhantar cada ser que está a respirar , precisamos ser companhias leves mesmo que as durezas do viver estejam percorrendo dentro de vós , transmitir força mesmo quando as forças que residem dentro de vós estejam diminutas , é crescer e ser , é florir um sorriso de paz , mesmo quando a vontade não é de sorrir , é ser você , é equilibrar os sentimentos , procurar uma fuga para aliviar o cansaço , uma fuga não prejudicial ( exemplos: Escrever, dançar , ouvir músicas construtivas e abraçar)  , para que a alma se eleve e a paz floresça dentro de cada átrio.



Foram dias de pensamentos constantes em cada instante , de derrubar uns medos insistentes , de controle emocional e de fortalecimentos constantes, de regar cada canto da alma.



Ser Enfermeira Oncológica é algo tão além de ser , transcende a forma de viver , lidar com os desequilíbrios , debruçando sobre os cadernos com a mente em meus pacientes , chorando intensamente e depois regando meus pensamentos com flores que cada coração significa para mim , é lidar com os sorrisos dos bons resultados e lágrimas dos resultados chatos , criando molas propulsoras para prosseguir , é sentir vontade constantemente de ser LAR de cada vida e ao mesmo momento refletir que o meu (ser) TAMBÉM está em construção , é saber me construir diariamente para que eu possa ensinar o meu alter a se construir também e assim sermos LARES um dos outros.



Recomeços nos convidam para Novos inícios e Novos jardins.. Então recomecemos!



Palestrei em uma Escola Técnica em Santa Cruz ( FAETEC) no dia 30/10/2018 , foi sobre prevenção contra o câncer de mama para turmas de vários cursos , ganhei essa linda flor , sou muito grata a Jesus e todos os alunos .



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste