Pular para o conteúdo principal

Recomeços...

Enfermeira oncológica Laís Vieira Lima 


Então , o texto de hoje é sobre recomeços ....



Fiquei uns dias sem postar textos poéticos e poesias , pois foram momentos de muitas construções em meu lar interno , foram tantas ausências e presenças por aqui , mas estou me reconectando e buscando vida e mais vida para florir , pois não posso estagnar.



Recomeços sempre são mais difíceis , sejam eles em situações mais leves ou mais intensas , são dias que se constroem dentro de nós , mesmo que não nos permitamos nos construirmos , sim ficou meio difícil de entender né?



Mas são recomeços ...


E nesses intervalos dentro do recomeç (AR) , fluir luz em sóis sem parar , acolhi com aconchego e ternura mesmo quando meu organismo estava em tempestades sem cessar , é duro quando dó dentro de nós e o acolhimento para com o outro têm que ser florido de humanidade , é o esforço contínuo , sem massagem do ego e amaciando corações e corpos que se encontram fadigados , mesmo quando vosso eu está fadigado.



É a entrega de luz , a luz que flui dentro de vós precisa abrilhantar cada ser que está a respirar , precisamos ser companhias leves mesmo que as durezas do viver estejam percorrendo dentro de vós , transmitir força mesmo quando as forças que residem dentro de vós estejam diminutas , é crescer e ser , é florir um sorriso de paz , mesmo quando a vontade não é de sorrir , é ser você , é equilibrar os sentimentos , procurar uma fuga para aliviar o cansaço , uma fuga não prejudicial ( exemplos: Escrever, dançar , ouvir músicas construtivas e abraçar)  , para que a alma se eleve e a paz floresça dentro de cada átrio.



Foram dias de pensamentos constantes em cada instante , de derrubar uns medos insistentes , de controle emocional e de fortalecimentos constantes, de regar cada canto da alma.



Ser Enfermeira Oncológica é algo tão além de ser , transcende a forma de viver , lidar com os desequilíbrios , debruçando sobre os cadernos com a mente em meus pacientes , chorando intensamente e depois regando meus pensamentos com flores que cada coração significa para mim , é lidar com os sorrisos dos bons resultados e lágrimas dos resultados chatos , criando molas propulsoras para prosseguir , é sentir vontade constantemente de ser LAR de cada vida e ao mesmo momento refletir que o meu (ser) TAMBÉM está em construção , é saber me construir diariamente para que eu possa ensinar o meu alter a se construir também e assim sermos LARES um dos outros.



Recomeços nos convidam para Novos inícios e Novos jardins.. Então recomecemos!



Palestrei em uma Escola Técnica em Santa Cruz ( FAETEC) no dia 30/10/2018 , foi sobre prevenção contra o câncer de mama para turmas de vários cursos , ganhei essa linda flor , sou muito grata a Jesus e todos os alunos .



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Embolização para tratamento do Câncer de fígado

A Embolização é um tratamento atavés de injeções de substâncias para impedir que o fluxo de sangue chegue até as células cancerígenas , pois as células cancerígenas se alimentam destes nutrientes que são produzidos pelo sangue. Segundo o Site do Oncoguia :  A embolização é uma opção para pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente. Ela pode ser usada para tumores grandes (geralmente maiores do que 5 cm de diâmetro) que não podem ser tratados por ablação. Para alguns tumores entre 3 - 5 cm, estes tratamentos podem ser utilizados em conjunto. A embolização reduz parcialmente o abastecimento de sangue para o tecido hepático normal, por isso não é uma boa opção para alguns pacientes cujo fígado está afetado por doenças, como hepatite ou cirrose. Este tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar. Os tipos de embolização utilizados são: Embolização Arterial  - É também conhecida como embolização transarterial. Neste procedimento ...

Dor oncológica - Vocês sabem o que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia clínica:  O conceito de dor total em que o paciente pode ter a dor fisíca influenciada por fatores emocionais , sociais e espirituais. - A dor oncológica ela é uma dor integral , que em si é encontrada os fatores influenciadores . A integralidade precisa ser cuidada com direcionamentos. Muitas das vezes o direcionamento é empregado de maneira incorreta , resultando em más consequências para o tratamento do indivíduo que se encontra em debilitações por conta da dor em extremo que não está sendo bem controlada. A dor oncológica é uma miscelânea de fatores,  vindo de um amplo tumor até uma situação emocional mal resolvida , por isso que é preciso elaboração de estratégias para desenvolver com os pacientes , que antes de serem pacientes , são humanos . A humanidade gera a humanização. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Cliníca : A intensidade da dor deve ser quantificada e a qualidade deve ser caracterizada pelo pacient...