Pular para o conteúdo principal

Acolhimento durante o tratamento-

O Acolher colhe toda dor e transforma em gotas de chuva de amor , quando acolhemos uma pessoa , colhemos sentimentos e recolhemos lagrimas , ser altruísta é de difícil desenvolvimento , mais o acolher envolve todo este esquema do amar sem esperar a troca , sabes?
Quando o paciente está se tratando , independente do diagnóstico , ele precisa do acolhimento , seja por meio de gestos , do silencio e até mesmo do olhar , tudo isso nos remete um somente significado que é o amor .

O paciente em tratamento quimioterápico , vou focar nesta área pois é uma área que muito me sinto envolvida , não pelo fato de eu ter vivenciado , mais vivenciei com os outros , pessoas que foram abandonadas neste percurso de tanta sensibilidade e fragilidade , assim como um copo de vidro ao cair se quebra , é assim o ser ao se tratar , ele parece forte mais por dentro se quebra pelos desgastes dos procedimentos , e é aí que o acolhimento entra , saber lidar com o outo nos ensina a viver , é sempre um aprendizado a mais .

Que possamos a cada dia ter este toque de afeto para com o outro , acolher a alma , recolher as lagrimas e encolher cada vez mais o sentimento de desprezo que o outro transmitiu para este ser em tratamento , que possamos ser complementos especiais nestes eventos de tamanha fragilidade.

O acolher não somente beneficia o psique do paciente , como o físico também , a progressão no tratamento é de grande valia , e mesmo que o processo da cura não venha , mais que o processo que antecipa a morte seja de um elo ameno , que todas as angustias sejam encolhidas , sabe?
E o sentimento de cativar este encontro saboroso venha prevalecer ..



Acolher faz bem a alma necessitada do cuidado -

Assinado: Enfermeira Oncologista Laís Vieira Lima 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.