Pular para o conteúdo principal

Prevenção

O que seria prevenir? prevenir  é não permitir  que certos tipos de fatores ocorram,, mas aqui vamos falar sobre a prevenção de uma doença que está em uma alta incidência que é a neoplasia.
A neoplasia é desenvolvida por meio de mutações celulares , onde a ativação da divisão da divisão celular se torna alterada pelas oncogenes que são especificamente : as células cancerígenas.
A prevenção é algo que podemos definir como ação , e esta ação nos leva a prática , tudo o que previne resulta em saúde beneficiada.
A ação contra  a neoplasia se dá por vários meios  , assim como : alimentação adequada , esportes fisícos , a ausência de etilismo e tabagismo , e etc...
prevenção nos remete a pensar o quão importante  é ficar atento  aos fatores que nos rodeiam ,  a campanhas contra certos tipos de neoplasias , é estar apto para modificar a forma de se alimentar.
A alta incidência de neoplasia tem nos preocupado , mais a taxa de sobrevida tem aumentado para determinados tipos de câncer , devido a tratamentos específicos para o paciente oncológico.
Aí fica a pergunta : Eu sempre me previnir , mais desenvolvi uma neoplasia , por quê?
Existe um grupo de células sendo desenvolvidas a todo instante ,em nosso corpo , e uma dessas células podem sofrer devida alteração por causa da ativação da divisão celular que também sofreu uma anormalidade , elas deixaram de ser genes proteicos e se tornaram oncogenes as devidas células cancerígenas , em todo ser humano pode ocorrer este processo ! mais muitas das vezes ocorrem pos fatores de risco como sedentarismo , alto consumo de bebidas , cigarros , e mesmo sendo fumante passivo ,também corre o risco , a obesidade e etc... os fatores de risco só complementam a pré disponibilidade de de desenvolver a neoplaisa , mais o câncer pode desenvolver em todos .


Prevenir é o melhor ato!
Ass: Enfermeira oncologista Laís vieira Lima 
- 06/02/2016 - Rio de janeiro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.