Pular para o conteúdo principal

Câncer x Stress

Vivemos em dias algozes , dias onde os fatores predominantes de nossa sociedade são agentes causadores do stress, assim como : rotina , as pessoas que nos rodeiam , as notícias do dia a dia , os fatos que são ambulantes nesta caminhada que se chama: Vida.
O stress é resultante desta bagagem que nos consome a todo segundo , nos tornamos alvos em cada momento , nossa vida  se torna uma guerra que precisamos lutar contra as nossas ideologias e vezes a favor, manter a ponte de equilíbrio e não cair , é impossível , pois por mais que nos equilibramos em nosso percurso , caímos , mas podemos nos levantar e agir de forma resiliente.
Este stress não somente afeta a psique , mas juntamente o fisíco é alterado , muitas doenças são ocasionadas por esta alteração citada em suma ( stress) , uma delas é a neoplasia , que também  tem por sua definição : câncer ou cancro .
A neoplasia é um processo de desordenação celular , onde as células sofrem devidas alterações, por causa da devida modificação nos proto oncogenes ( que são proteínas responsáveis pela ativação da divisão celular ) e os genes supressores de tumor ( que são proteínas responsáveis pela inibição da divisão celular) , estas proteínas deixam de ser (proto ) e se tornam oncogenes ( células cancerígenas) , esta alteração pode ocasionar-se a qualquer momento de nossa vivência , basta estarmos vivos e em operação ambulante de carregar bagagens emocionais em todo o caminho , o câncer é resultado das modificações celulares que acontecem durante a mitose ( divisão celular) e a intérfase que acontece no final da mitose , que é aonde acontece o processo da ativação metabólica em forma acelerada , o stress se torna um fator de risco , podendo entrar em contato com as células , mesmo o stress parecendo ser algo invisível , realmente a gente não vê , mas sentimos , pois este fator ja se interiorizou em cada um de nós , estas células se tornarão susceptíveis a se transformar em células cancerígenas.



Enfermeira Oncologista Laís Vieira Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.