Pular para o conteúdo principal

Bom humor , uma arma poderosa para contra- atacar todos os sintomas de dor ! ( Oncologia)

O Bom humor é uma arma revigorante , é aquela arma que precisamos atirar para deletar de vez todos os nossos sintomas que doem , a endorfina que é considerada o hormônio do prazer é liberada para a nossa corrente sanguínea toda vez que nos alegramos ou felicitamos por algo , nossa rotina que muitas das vezes enfada nos acumulam de dores , dores que nem sentíamos , mais começam a surgir quando o fator stress , ansiedade , todos os pontos negativos começam a pontuar nossa memória e acelerar nosso pensar , quando tentamos nos desviar dos assuntos que nos entristecem , ou até ouvi-los e consequentemente transcender , conseguimos agir de forma resiliente , é difícil agir de bom humor quando as dores bailam sobre nós , mais adianta chorar? sim adianta , pois as lagrimas lavam nossa alma , mas a tristeza não pode penetrar no mais intrínseco á nós , ela vem nos deixando para baixo , mas vai no mesmo momento , trazendo sensação de bem estar , a nossa alma precisa ser lavada para que o renovo venha .
Dentro da oncologia , durante estes 5 anos de voluntariado com pacientes oncológicos , tive o prazer e a honra de conhecer tantos humanos , que de uma maneira ou outra fez diferença em meu viver , foram muitos aprendizados e ainda continua sendo , e algo notório que pude perceber que o tratamento oncológico é complexo e debilita o paciente , mas o debilitar depende muito da maneira que o paciente leva o tratamento ,  sabendo que a quimioterapia , as vacinas e radioterapias tem como resultados muitos efeitos colaterais , que muitas das vezes afetam o paciente em oncologia , tanto psicológico quanto físico e até mesmo na área espiritual .
Neste acompanhar , percebi que os pacientes que descobrem motivos para sorrir mesmo durante a fase difícil , tem uma excelente progressão durante o tratamento , e até mesmo quando não atingem a cura e entra no processo da terminalidade , o ápice da dor diminui ,por isso que esses trabalhos desenvolvidos em hospitais : teatros , musicoterapia e até mesmo a presença do capelão hospitalar se torna um fator que não falha , ajuda muito neste tratar deste devido paciente.
Quero também compartilhar um mini fato para vocês , eu tive uma mãe do coração que sofria de metástase , e que durante os dias de vida conversávamos e eu entregava de presente poesias , e um dia ela disse para mim: Laís , suas poesias aliviam a dor !
Eu fiquei encantada com esta frase que ela me disse , e através disso comecei a presentear estas almas generosas que lutam dia a dia contra o câncer , a poesia também funciona como lúdico. alivia dores mesmo em processo inicial de uma doença e também no processo de terminalidade.


Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Embolização para tratamento do Câncer de fígado

A Embolização é um tratamento atavés de injeções de substâncias para impedir que o fluxo de sangue chegue até as células cancerígenas , pois as células cancerígenas se alimentam destes nutrientes que são produzidos pelo sangue. Segundo o Site do Oncoguia :  A embolização é uma opção para pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente. Ela pode ser usada para tumores grandes (geralmente maiores do que 5 cm de diâmetro) que não podem ser tratados por ablação. Para alguns tumores entre 3 - 5 cm, estes tratamentos podem ser utilizados em conjunto. A embolização reduz parcialmente o abastecimento de sangue para o tecido hepático normal, por isso não é uma boa opção para alguns pacientes cujo fígado está afetado por doenças, como hepatite ou cirrose. Este tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar. Os tipos de embolização utilizados são: Embolização Arterial  - É também conhecida como embolização transarterial. Neste procedimento ...

Dor oncológica - Vocês sabem o que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia clínica:  O conceito de dor total em que o paciente pode ter a dor fisíca influenciada por fatores emocionais , sociais e espirituais. - A dor oncológica ela é uma dor integral , que em si é encontrada os fatores influenciadores . A integralidade precisa ser cuidada com direcionamentos. Muitas das vezes o direcionamento é empregado de maneira incorreta , resultando em más consequências para o tratamento do indivíduo que se encontra em debilitações por conta da dor em extremo que não está sendo bem controlada. A dor oncológica é uma miscelânea de fatores,  vindo de um amplo tumor até uma situação emocional mal resolvida , por isso que é preciso elaboração de estratégias para desenvolver com os pacientes , que antes de serem pacientes , são humanos . A humanidade gera a humanização. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Cliníca : A intensidade da dor deve ser quantificada e a qualidade deve ser caracterizada pelo pacient...