Pular para o conteúdo principal

A Influência da arte na Oncologia

A influência da arte na Oncologia .

A arte por si , é inovadora , constante e incansável.
Esta arte que muitas das vezes são revestidas de cores,  sons e versos , são caminhos que aprimoram o corpo do ser de vida , provocando fatores positivos para o seu trilhar aqui em terra.
O paciente oncológico é um ser de vida possuidor de muitas vertentes, pensamentos, sentimentos e oscilações , ele é um ser humano igual a qualquer outro, mas está vivenciando esse processo não amigável que por muitas vezes massacra todo seu ciclo de vida, proporcionando mal estar durante esse processo tão árduo, são tratamentos feitos de medicamentos fortes , radiações fortes e muitos outros fatores que são acarretados juntamente com o tratamento assim como a invasão de reações e uma sociedade que age com indiferença em relação a tantos estigmas que são introjetados na mente humana.
A arte é o refrigério durante essa fase do medo e das dúvidas, a musica age no renovo do ser, são lembranças e dias que tocaram aquela musica que fez ele (a) se felicitar!❤
O riso nasce , a hipófise inicia o processo de liberação de endorfina para o sangue e esse hormônio proporciona alívio de sintomas .
A poesia também vai de encontro com o corpo , a mente se alimenta de palavras, aquele ser se ergue com alguma palavra em que ele se encontrou iniciando um processo da busca de si , ele se encontrava perdido e muitas das vezes se indaga em relação ao porquê da doença e agora ele se encontra em versos e sente aliviado através das palavras lidas ou ouvidas,
O paciente oncológico é um misto de sentimentos que afloram e a arte , todos os tipos de arte incluindo as citadas em suma , resulta em uma ótima progressão do tratamento , estimulando o encontro entre o ele e o eu que o pertence , religando vincúlos com familiares e amigos e ocasionando uma maior qualidade de vida para o mesmo durante esse processo, isto é humanizar o olhar e promover o lúdico diante da árdua caminhada.
É essencial esse vínculo da arte com a promoção da saúde , pois  caminhando juntas resultará em qualidade de vida melhor durante o tratamento. prescrever arte é muito importante para uma batalha contínua de um tratamento que muito debilita-o(a).
Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste