Pular para o conteúdo principal

Um dia na sala de Quimioterapia...

Um dia na sala de quimioterapia , parecem ser tantos anos , ser paciente em tratamento oncológico é aguentar bagagens tão grandes , sejam elas fisícas e emocionais , ah ! E tem as sociais também dentro desse ciclo.
Um dia na sala de quimioterapia , é se deparar com medos , dúvidas e tantos sentimentos que oscilam, é desenvolver esforços contínuos para abastecer a reserva de renovo, para continuar a batalhar , mesmo que nessa caminhada as forças se esmoreçam, o esforço para seguir avante tem que continuar.
Um dia na sala de quimioterapia causa desgaste e cansaço , parecem que as flores perdem seu encanto e o céu perde a cor, a alma só grita por socorro ,eu não quero mais isso para a minha vida , mas quando a esperança começa a cantar e a dançar ,elas enxergam a poderosa força de renascer dentro do temporal , as flores iniciam o processo do emanar a essência e o céu começa a colorir a vida que estava tão fadigada ,o renovo renasce , a alma continua a gritar por socorro mas juntamente existe uma chuva de alívio , durante essas gotas que recaem sobre a alma . momentos que distraem a mente , essa esperança dança e florescem meio ao alívio das algias mais intensas.
A quimioterapia tem uma função essencial que é a de regredir o tumor, destruindo as células malignas , mas queno mesmo momento as células benignas também são destruídas por isso que ocasiona as reações pós quimioterapia.
Pacientes oncológicos são sóis em tempos nublados, os olhares ,os formatos dos sorrisos , a face quando se desespera de dor ou quando está aliviado , eles percebem de maneira mais rápida vossos sentimentos e
sabem quando você está ali para cuidar ou ser cuidado , esse reconhecimento do cuidar se dar por vínculos que florescem , vezes passa despercebido , mas quando nos deparamos estamos sentados na poltrona do coração do alter .ele nos dar a liberdade de acolher e ser acolhido.
Em uma sala de quimioterapia há diversas histórias . lindos corações , vidas desejando mais e mais a arte de viver,há sentimentos que oscilam , há humanos que estão ali sentados na poltrona recebendo os medicamentos e com a mente latejando de diversos pensamentos .
Por isso que nós Equipe de saúde precisamos oferecer dignidade durante este ser humano que precisa desse abraço por meio do respeito e da paciência durante todo os procedimentos.

Humanizar é acolher o ser humano com toda a bagagem emocional que ele carrega e saber dar apoio por meio do carinho , permitir o acolhimento e ser acolhido pelo humano que também te deseja o bem , pois o profissional também é um humano que precisa do colo , e esse colo muitas das vezes vem por aquele ser carequinha com tanta luz, fortalecendo vossas vidas , é uma troca de luz . sinergia do amor.

Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.