Pular para o conteúdo principal

Presentes da vida , pacientes oncológicos

Autoria: Enfermeira oncológica Laís Vieira lima

Presentes da vida

Presentes que respiram e que piram com o tratamento tão complexo e único ao mesmo momento.
Presentes que se cansam e se renovam, ares diferentes , bagagens distintas, florescem até mesmo quando o sol se esconde.
Desde 2012 esses presentes chegaram em minha vida e floriram no meu amanhecer,  pessoas com tantas histórias, encantos de florescer, são vidas ambulantes que trazem consigo a arte de nos preencher.
Preencher com mãos que afagam e olhares que nos vivifica, é algo maravilhoso saber que s vida é essa pitada de quero mais , quero mais vida,e mesmo quando a morte inicia o processo no ciclo de vossas vidas , a vida se reinicia dentro de vós, a essência perdura e as memórias curam. 

Presentes da vida é esse misto de humanidade , quando o cuidar nos remete a calma e a serenidade, 
O paciente oncológico tem uma sede de afetos constantes, para o amenizar da tempestade é essencial o afeto antídoto, por isso que a humanidade em vós presente , precisa de presentear o presente que é a vida.

Essa aceitação do antídoto de ternura afaga a alma , iniciando um processo de cura ou alívio de dores , meus presentes em forma de vida é essa troca de olhares e afago ,
É ter empatia misturado com compaixão, é desenvolver a arte da entrega com cautela , não tem como sentir o subjetivo (algia do alter) mas tem como oferecer o ombro e a presença para amenizar essa estrada da vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.