Pular para o conteúdo principal

Ser Enfermeira oncológica é...

Ser Enfermeira oncológica é ignorar certas coisas e acolher o humano !❤

É cada experiência...
Um dia eu entrei em um grupo de mulheres em tratamento contra o câncer , uma delas me disse o seguinte: Mesmo você sendo Enfermeira (Na época eu ia iniciar minha pós graduação de oncologia) você não pode orientar pessoas que estão em tratamento, pois quem é você para dizer sobre o câncer ? Se você não teve? .
Eu olhei o recado duas vezes , opa! Reli de novo e fiquei estagnada , não acreditando no que eu estava vendo.
Sério! Eu respondi com o silêncio.
Pois realmente eu não sabia o que dizer, travo quando alguém faz pergunta ignorante rs.
      É o Pai que nos preenche de sabedoria , aí travamos na hora de responder!
Lembrei que ela estava vivenciando muitas questões em relação ao tratamento , devia estar decepcionada com pessoas que não tiveram câncer e falaram bobagem para ela , ela descontou em mim toda a bagagem emocional.
Eu fiquei inerte diante da questão indagada , eu sempre estudo em relação ao câncer e eu sei que não somos imune ao desenvolvimento do mesmo.
É interessante o quanto vamos alargando nosso Espiríto de finura quando compreendemos a dor do alter, no momento da uma chateação ao ouvir perguntas assim, mas depois enxergamos toda uma bagagem de um processo complexo que a pessoa carrega , pois muitos seres que nunca vivenciaram o trilhar do tratamento oncológico , são portadores de frases cruéis e palavras que machucam.
Ela pensou que eu seria mais uma delas!
Mas , não pretendo contribuir para a regressão da qualidade de vida e sim para o aumento do bem estar do meu paciente dentro e fora das possibilidades terapêuticas.
Atingir o ponto crucial do auto controle é se permitir amadurecer e compreender a dor do próximo , enxergar o não visível e crescer com a experiência que nos foi dada.
      Caramba , estou crescendo !
É dose , mas é estar preparado para tais indagações , ignorando de fato , e acolhendo o humano , não sabemos o que ele ouviu , o que ele aturou , quando ele encontra um ser mesmo que esteja disposto a ajudar , ele não vai saber discernir de momento se é bom ou ruim, ele só vai lembrar daquele que feriu com muita gana todo o processo do tratamento com frases maldizentes.
É ignorar a indagação e acolher o ser de vida que tanto precisa dos meus cuidados e eu preciso desse olhar que transmiti renovo diário ...pronto!
Que troca maravilhosa é essa de poder driblar o descontrole emocional e acolher com o coração esse grande ser.

      É um balanço nossos sentimentos, é preciso de muitas vezes equilibrar nosso coração e balançar emanando bons e suaves sentimentos para o próximo.

Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.