Pular para o conteúdo principal

Políticas de saúde e Políticas da Oncologia : O descaso com a Humanidade

Segundo o Sistema Único de saúde , Lei N° 8080 , de 19 de setembro de 1990:

Art 2° A saúde é um direito fundamental do ser humano , devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
(Imagem retirada do site:https://www.google.com.br/search?q=saude&client=ms-android-lge&prmd=nimv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwijs9iOvuHXAhXJDJAKHSzaCjkQ_AUIDCgC&biw=320&bih=440#imgrc=exSurOsCrGWT3M:)

O Sistema Único de Saúde , é um Sistema muito desenvolvido com o objetivo de proporcionar a melhoria da saúde , a promoção de qualidade de vida para a população , em teoria , ele é direcionado integralmente para o bem estar do ser humano .
Se ele fosse cumprido na íntegra, não iria haver tantos danos relacionados a escassez da qualidade de vida através dos malefícios que o governo proporciona , desvios de capitais , ausência de materiais para realização de procedimentos desde o mais fácil até o mais complexo.
A saúde é um direito nosso , mas que no mesmo tempo não é , pois direitos são exercidos com íntegra qualidade , sem desvios , sem fatores prejudiciais , esse direito está deixando de ser um direito e se tornando atos coercitivos ( atos que pressionam ).
Coersão é tudo aquilo que nos pressiona , esta pressão se dar por meio de planos de saúde , pois quanto mais o atendimento do Sistema Único de Saúde estiver debilitado , a procura de convênios irá crescer , setores privatizados vão ganhar e com isso a burguesia vai gerar um custo maior de renda e a população vai sair como: prejudicada !

O direito que teria que ser o direito propriamente dito , está sendo desqualificado diariamente , pois se o Estado tivesse cumprindo o seu dever de estar provendo com todas as condições indispensáveis para a população , estaríamos vivendo em paz com nosso corpo e com nossa saúde , pois o atendimento seria de forma holística ( visão ao todo) com dignidade e uma capacidade abrilhantada .

Segundo o  § 1° O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem a redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário ás ações e aos serviços para a sua promoção , proteção e recuperação.

O dever do Estado é estar íntegro com as ações de saúde, é se portarem como referência para uma humanidade , mas observamos o quanto de carência é registrada nacionalmente , carências de promoção de qualidade de vida.

Podemos analisarmos em relação a hospitais oncológicos que estão vivenciando uma dificuldade interna ,sem medicamentos , maquinas paradas e tratamentos sendo atrasados , com isso a humanidade sofre dois tipos de luta : Diagnóstico e Negligência da burguesia .

Conforme a Lei. LEI Nº 12.732, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012.

Art. 2o  O paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.

Observamos que este prazo não tem sido cumprido e com isso regredindo o processo do tratamento oncológico e prejudicando o paciente que tem vivenciado essa estrada árdua.
A negligência do Estado é um fator que entra em contradição com o art 2° da Lei 8080 de 19 de setembro de 1990,
Não estão cumprindo com o dever de cuidar de uma humanidade e sim priorizando o egocentrismo , não vivemos em democracia e sim uma autocracia operante , aonde o poder grita mais alto e a fonte manipuladora age com mais facilidade , prejudicando a sociedade e sua saúde.

Mas há esperança ,
Em meio a tanto caos do Sistema Único de Saúde, há equipes multiprofissionais que agem de forma igualitária para com os pacientes oferecendo dignidade e respeito mesmo em meio a dor fisíca e dor social , dores que aumentam conforme os dias passam , mas que diminui com a dedicação transmitida na forma de cuidar do humano que tanto necessita de um olhar holístico (ao todo).

Cuidar nos remete a doar, doar o carinho e a atenção mesmo no caos que nosso Estado e País vivencia atualmente.

Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Embolização para tratamento do Câncer de fígado

A Embolização é um tratamento atavés de injeções de substâncias para impedir que o fluxo de sangue chegue até as células cancerígenas , pois as células cancerígenas se alimentam destes nutrientes que são produzidos pelo sangue. Segundo o Site do Oncoguia :  A embolização é uma opção para pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente. Ela pode ser usada para tumores grandes (geralmente maiores do que 5 cm de diâmetro) que não podem ser tratados por ablação. Para alguns tumores entre 3 - 5 cm, estes tratamentos podem ser utilizados em conjunto. A embolização reduz parcialmente o abastecimento de sangue para o tecido hepático normal, por isso não é uma boa opção para alguns pacientes cujo fígado está afetado por doenças, como hepatite ou cirrose. Este tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar. Os tipos de embolização utilizados são: Embolização Arterial  - É também conhecida como embolização transarterial. Neste procedimento ...

Dor oncológica - Vocês sabem o que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia clínica:  O conceito de dor total em que o paciente pode ter a dor fisíca influenciada por fatores emocionais , sociais e espirituais. - A dor oncológica ela é uma dor integral , que em si é encontrada os fatores influenciadores . A integralidade precisa ser cuidada com direcionamentos. Muitas das vezes o direcionamento é empregado de maneira incorreta , resultando em más consequências para o tratamento do indivíduo que se encontra em debilitações por conta da dor em extremo que não está sendo bem controlada. A dor oncológica é uma miscelânea de fatores,  vindo de um amplo tumor até uma situação emocional mal resolvida , por isso que é preciso elaboração de estratégias para desenvolver com os pacientes , que antes de serem pacientes , são humanos . A humanidade gera a humanização. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Cliníca : A intensidade da dor deve ser quantificada e a qualidade deve ser caracterizada pelo pacient...