Pular para o conteúdo principal

Políticas de saúde e Políticas da Oncologia : O descaso com a Humanidade

Segundo o Sistema Único de saúde , Lei N° 8080 , de 19 de setembro de 1990:

Art 2° A saúde é um direito fundamental do ser humano , devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
(Imagem retirada do site:https://www.google.com.br/search?q=saude&client=ms-android-lge&prmd=nimv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwijs9iOvuHXAhXJDJAKHSzaCjkQ_AUIDCgC&biw=320&bih=440#imgrc=exSurOsCrGWT3M:)

O Sistema Único de Saúde , é um Sistema muito desenvolvido com o objetivo de proporcionar a melhoria da saúde , a promoção de qualidade de vida para a população , em teoria , ele é direcionado integralmente para o bem estar do ser humano .
Se ele fosse cumprido na íntegra, não iria haver tantos danos relacionados a escassez da qualidade de vida através dos malefícios que o governo proporciona , desvios de capitais , ausência de materiais para realização de procedimentos desde o mais fácil até o mais complexo.
A saúde é um direito nosso , mas que no mesmo tempo não é , pois direitos são exercidos com íntegra qualidade , sem desvios , sem fatores prejudiciais , esse direito está deixando de ser um direito e se tornando atos coercitivos ( atos que pressionam ).
Coersão é tudo aquilo que nos pressiona , esta pressão se dar por meio de planos de saúde , pois quanto mais o atendimento do Sistema Único de Saúde estiver debilitado , a procura de convênios irá crescer , setores privatizados vão ganhar e com isso a burguesia vai gerar um custo maior de renda e a população vai sair como: prejudicada !

O direito que teria que ser o direito propriamente dito , está sendo desqualificado diariamente , pois se o Estado tivesse cumprindo o seu dever de estar provendo com todas as condições indispensáveis para a população , estaríamos vivendo em paz com nosso corpo e com nossa saúde , pois o atendimento seria de forma holística ( visão ao todo) com dignidade e uma capacidade abrilhantada .

Segundo o  § 1° O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem a redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário ás ações e aos serviços para a sua promoção , proteção e recuperação.

O dever do Estado é estar íntegro com as ações de saúde, é se portarem como referência para uma humanidade , mas observamos o quanto de carência é registrada nacionalmente , carências de promoção de qualidade de vida.

Podemos analisarmos em relação a hospitais oncológicos que estão vivenciando uma dificuldade interna ,sem medicamentos , maquinas paradas e tratamentos sendo atrasados , com isso a humanidade sofre dois tipos de luta : Diagnóstico e Negligência da burguesia .

Conforme a Lei. LEI Nº 12.732, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012.

Art. 2o  O paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.

Observamos que este prazo não tem sido cumprido e com isso regredindo o processo do tratamento oncológico e prejudicando o paciente que tem vivenciado essa estrada árdua.
A negligência do Estado é um fator que entra em contradição com o art 2° da Lei 8080 de 19 de setembro de 1990,
Não estão cumprindo com o dever de cuidar de uma humanidade e sim priorizando o egocentrismo , não vivemos em democracia e sim uma autocracia operante , aonde o poder grita mais alto e a fonte manipuladora age com mais facilidade , prejudicando a sociedade e sua saúde.

Mas há esperança ,
Em meio a tanto caos do Sistema Único de Saúde, há equipes multiprofissionais que agem de forma igualitária para com os pacientes oferecendo dignidade e respeito mesmo em meio a dor fisíca e dor social , dores que aumentam conforme os dias passam , mas que diminui com a dedicação transmitida na forma de cuidar do humano que tanto necessita de um olhar holístico (ao todo).

Cuidar nos remete a doar, doar o carinho e a atenção mesmo no caos que nosso Estado e País vivencia atualmente.

Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste