Pular para o conteúdo principal

A Dor oncológica é multifatorial

A dor oncológica é multifatorial.

     Quando todos os fatores se interligam , há um choque interno , é o sócio emocional interligado ao fisíco.

A dor multifatorial não é somente anelada ao tumor , mas aos tratamentos antitumorais e toda o seu ciclo que foi quebrado por conta de atividades distintas ao que se realizava.

A dor multifatorial pode ser prevenida?

- Difícil indagação !

Ela pode ser diminuída com tratamentos medicamentosos e lúdicos , ausentada não , mas se tornará diminuta e causará mais alívio durante o tratamento oncológico.

Promoção de qualidade de vida em meio ao tratamento de algias, é de inteira responsabilidade e amabilidade da equipe multiprofissio nal , quanto mais atitudes que beneficiam a inteireza do paciente oncológico , mas a qualidade do viver estará em anexo aos seus dias.

A dor multifatorial é resultante de todos os fatores interligados ao seu ciclo , seja ele emocional e social, tudo o que circunda o humano faz parte do seu meio , dentro deste meio há escolhas de atividades e relacionamentos e quando tudo isso toma um outro tipo de vertente se torna desgastante e fadigante para o humano que estava acostumado com seu vínculo com o meio, a dor é subjetiva ( aquilo que está dentro)
Aquilo que se move em sua invisibilidade e tem um retorno palpável e visualizado com reações adversas e stress debilitando o paciente e tudo relacionado ao seu caminhar.

Enfermeira Oncológica: Laís Vieira Lima.

Gratidão!💕

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste