Pular para o conteúdo principal

Ele venceu o câncer ? Ele não venceu o câncer?


Autoria: Laís Vieira Lima

O que significa o termo : Ele não Venceu o câncer ?

_ Como  vencemos o câncer?
Como vocês vencem o câncer?

Vencer o câncer é uma frase clichê, repetidas vezes ja ouvi: Ele não venceu o câncer , o câncer venceu e o humano faleceu.

O termo vencer é ganho , ganhar é ter e ter é ciclo de humanidade em vida, humanidade é exercer as belíssimas formas de vida mesmo nos vendavais, o paciente oncológico em fase inicial ele ganha etapas , ganha mais do que perde, ganhou o extenso elo de contato entre o eu e a humanidade, ele se depara com os cortes que o evento processual proporcionou, muitas quebras durante esta lida, mas o ganho em seu lado interno é de uma forma visível e bem nítida.
Como florescem na lida complexa?
Há uma fonte inesgotável de forças que é incalculável , uma reserva banhada de ternura e de ganhos de gratidão.
O paciente em processo paliativo, ganha um elo a mais, que é a ligação do eu com os sentir de forma mais aguçada , houve quebras na rotina?
Sim!.
Mas houve ganhos de flores e espinhos,  podia ser só flores , estágio de qualidade de vida mais avançado , mas os espinhos em forma de intensas dores incontroláveis aparecem em forma de ventania, titubeiam e se erguem novamente , quantos ganhos de elo de amor a cada alívio de algias, ao ouvir uma voz , ao cheirar um perfume , ao toque , ao beijo e ao carinho , ganhos .

E quando uma flor cria asas e se transforma em passáros que voam para um outro lugar?

E aí vem a indagação!

O câncer venceu ?
O câncer nunca vence , o humano quando caminha diante das mil possiibilidades e impossibilidades, tratamentos antitumorais, paliativos, fatores sociais que são inseridos para pressionar o paciente , cada organismo vivo sente com muita sensibilidade todo esse processo modificador, e ainda dizem que o câncer vence? Jamais, o humano que labuta durante a dor é um campeão , é muita qualificação para o ser que é atingido por uma tempestade de pontos pressionadores, é ouro é mais que ouro.

Todos vamos virar passaros no sentido figurado de dizer, saíremos desta luta interna e externa , quando a morte vier,  quando um paciente morre , assim como todos vamos morrer, dizem: Ele perdeu e o câncer venceu!

Câncer jamais vence!

O ser de vida é um ganho , é uma caixa embutida no caminhar , abre-se e fecha em cada etapa, sonhos, dúvidas e medo , dor e incomodos são parte de um evento humanístico, o paciente oncológico sempre será um vencedor de luz, humanos vestidos de sabedoria em plena agonia , e aí vamos refletir?
Te convido a refletir sobre esses termos clichês que precisam ser massacrados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.