Pular para o conteúdo principal

Câncer X medos

Câncer x medos


Laís Vieira Lima


O câncer é um diagnóstico que ocasiona medos permanentes, quando parece se ter driblado, não driblou.
É uma caminhada envolvente de dúvidas e receios , mesmo quando finalizado o tratamento , o medo se encontra a frente por recidivas e metastáses.
Como se sentir leve ao tratamento oncológico?
- Eu ainda não fui diagnosticada mas sei que não sou imune ao desenvolvimento de uma neoplasia, então como falar sobre a leveza precisa no caminhar?
- A leveza ela vem perante as dificuldades , são meninas que adoecem mas sempre arranjam maneiras de esparecer a mente por meio de passeios , filmes e ouvindo músicas, observando flores e olhando para o céu.
A leveza se encontra no ´´eu´´ mesmo adoecido pelos ciclos das algias, quando se há o intervalo de alívio , os pensamentos e sonhos vem de forma intensa e extensa sobre a alma desse ser de vida.

E o medo?

- O medo ele é introjetado no caminhar por situações citadas em suma , e nos momentos que o alívio é inserido neste intervalo de diminuições de algias, o medo se invisibiliza e depois retorna.

O câncer por ser uma doença crônica e de efeitos tão adversos no corpo fisíco - emocional deste paciente , causa receios e dúvidas no descobrimento , durante e após, por mas que  não há mais a presença da neoplasia , existe-se um fator que se chama recidiva ( retorno) e isto assusta o paciente oncológico.

Que a leveza durante o caminhar seja de mais extensão, que as dores entrem em uma mais perfeita pausa e que a sintonia de ternura mais o silêncio frente as turbulências sejam mais frequentes.

     Que o câncer seja massacrado!

São os meus desejos...Enfermeira oncológica Laís Vieira Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste