Pular para o conteúdo principal

Estou com metástase e agora?

Estou com metástases e agora?

Autoria: Laís Vieira Lima

A metástase é quando ocorre a invasão de células cancerígenas em tecidos, celulas sanguíneas , linfáticas e orgãos vizinhos , pelo crescimento desordenado celular onde a multiplicação das células ocorrem com mais intensidade pode provocar esta devida invasão.

O câncer quando se instala em uma região primária , ocasiona uma reação de conflitos entre o eu interno mais o externo , quando ele se locomove para outras regiões o medo se torna um guia , e por mas que queremos manter a estabilidade emocional , a palavra câncer e suas tantas definições causam um receio psicológico , a instabilidade se torna mais frequente e as duvidas como vamos guiar nossos pensamentos sobrevem.

Quando a palavra metástase é inserida em alguma fala ou em diálogos , o nosso interior se agita e interliga ao pensamento morte, mas sabemos que o tratamento contra o câncer metastático está relacionado  a proporção de qualidade de vida , quanto mais este paciente é inserido ao meio do cuidado integralizado , há o aumento de sobrevida .
O cuidado integralizado tem por objetivo proporcionar a saúde em todos os aspectos , fisíco , emocional e espiritual , desenvolver atos prudentes e cautelosos frente ao paciente e familiar.

Existem muitos estigmas que precisam ser quebrados e totalmente isentos de nossa sociedade , assim como : agora ele vai morrer! Espalhou!
Eu como humana e enfermeira oncológica digo que: O câncer quando se transforma em metastase pode matar sim , muitas das vezes não somente por ele mas por outras morbidades ( diagnósticos) que podem surgir , mas uma gripe e um atropelamento também mata , aliás por eu ser um humano , eu posso morrer há qualquer momento.

A morte é um caso comum e não tão comum , ela é uma contradição, pode falecer primeiro aquela criança ao ser atropelada e depois um idoso que estar no cti.
Ela não escolhe , Ela é a única certeza que temos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.