Pular para o conteúdo principal

Ninguém gostaria de ser um paciente oncológico, mas o câncer não escolhe

Autoria:Laís Vieira Lima


Quem quer ser um paciente oncológico?

- Ninguém gostaria de ser um paciente oncológico, ninguém desejaria ter que driblar tantos processos e ainda assim dar um jeito de sorrir e muitas das vezes ter que colocar uma mascara para não preocupar o outro e chegar em casa se desmanchar de tanto chorar.
Ninguém gostaria de desenvolver uma determinada neoplasia, um determinado tipo de metastáse.

E fazemos parte de uma sociedade que força o nosso ego a estar bem ,a estar estabilizado perante as situações da rotina , da vida .

Mas , como estar estabilizado perante ao diagnóstico?

_ há uma ponte que se chama desequilíbrio , e esta ponte é intrínseca a nós , sentimentos se ditubiam ( desestabiliza e estabiliza), e quando o humano descobre o fator câncer , as reações aumentam de acordo com o olhar , o se portar frente a situação adversa, o tratamento antitumoral e os eventos sócio- emocionais.

Quando desenvolvemos o câncer não queremos ouvir as frases penalizadoras assim como: Tadinho e coitado , porque aconteceu com ele?

Te respondo na maior realidade e verdade,  aconteceu com ele como pode acontecer com todos nós, ninguém gostaria de desenvolver o câncer , ninguém!

Que a sociedade preste mais atenção no que fala e no comportamento frente ao paciente, o ser paciente é ser humano e não uma doença ambulante , o diagnóstico é desenvolvido pela alteração na estrutura celular, logo o câncer é auto desenvolvido pelo nosso próprio ciclo celular,que ha qualquer momento pode se modificar, que a humanidade tenha em mente e aprenda a cada dia a respeitar o alter , o próximo.

Humanização é florescer , e ter em nosso jardim da alma a capacidade de enxergar o humano como humano e não diagnóstico .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Sobre o ar da paciente oncológica

 O ar da paciente oncológica funciona de forma fluida , pois por mais que este ar vezes perpassa por certos trajetos de instabilidades no caminhar , ele funciona de forma fluida. Ela é persistente na sua lida e não cessar diante das intempéries, surge e ressurge com aquele sorriso de paz mesmo em guerras internas. O ar da paciente oncológica é o misto da pureza e fortaleza.  Enfermeira oncologista Lais Vieira Lima  Jaqueline é a amiga que Jesus me presenteou , coloquei a foto dela com a permissão da mesma para representar todas as mulheres que um dia vivenciaram o tratamento oncológico e aquelas que ainda estão vivenciando o processo.