Pular para o conteúdo principal

Mãos que acolhem / Mãos dos pacientes que estão em tratamento oncológico / Mãos que acalentam

Autoria: Laís Vieira Lima - Enfermeira Oncológica

Lindas mãos , mãos de seres tão especiais , seres que são compostos de brilhos amenos , que mesmo vivenciando certos eventos , não se permitem desvanecer e sim crescer a cada degrau do trilhar.

Ao entrelaçar meus dedos nos dedos de minhas pacientes do coração , sinto por dentro de mim , algo sendo preenchido , não meço , só sei que está sendo preenchido cada cantinho que precisa de uma torrente de gratidão em vida , quando os meus dedos se entrelaçam nos dedos de cada paciente , me sinto renovada e amada , até porque cada ser humano que está a vivenciar essa lida , mesmo em suas dificuldades , eles se vestem de felicidade e dar para sentir , sinto com muita frequência quando aperto suas mãos , a doçura é tão cativante que dar vontade de ficar ali e não soltar as mãos.

O ser humano que está em tratamento oncológico, tem as mãos preenchidas de gratidão , de canções que não conhecemos , que são entoadas no silêncio dentro de um olhar , pois quando damos vossas mãos para os pacientes em tratamento oncológico , os olhares naturalmente se encontram e aí nesse espaço , florimos a gratidão , pois é um momento que trocamos histórias , bagagens , florescemos crescimentos , vivenciamos aquele processo juntamente com ele (a), por mas que não estamos dentro do corpo de vosso alter , mas somos ombros que acolhem , assim como os ombros desses seres e luz nos acolhe de uma forma sem igual.

Essas mãos , Essas mãos tão amenas , que mesmo vivenciando um processo tão árduo , conseguem transmitir amor , quando vossos dedos se entrelaçam dentro dos dedos do alter , sentimos o amor por inteiro , esquecemos de tudo em vossa volta e só lembramos que precisamos dessas mãos para vossa caminhada.

Mãos , canções guardadas em vossos lares internos , são ouvidas somente quando acontece o entrelaçar de dedos , conectando uma certa ligação de vidas , que mesmo vivenciando processos diferenciados , são amenizados ali naquele momento , esse espaço é luz , é brilhar e florir...sorrir.

Ser Enfermeira oncológica é querer entrelaçar os dedos em outros dedos , para sentir esse fluir de amor e ali morar por um tempo , sentir o renovo da vida , permitir a alma cantarolar a música da paz, que só pode ser ouvida ali , através dos olhares e do silêncio , pois essa troca de gestos singelos , fortalece ambos na caminhada.

Que delícia saber que mesmo em trajetórias difíceis , cada alma guarda em si a arte de florescer mesmo em dor , conseguem transbordar arco íris em meio as tempestades e nos trazem a verdade de ser e nos tornarmos nus de nós mesmos e e ficar somente a essência  a essência singela que cada um guarda em suas inteirezas .. um pote de delicadezas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

O que é a Quimioembulização ?

É um tratamento concomitante de embulização mais a quimioterapia , a embulização tem como o objetivo obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor  , obstruindo estes vasos , tera como uma boa consequência que será o impedimento de fornecimento de nutrientes para este tumor , então logo este tumor será diminúido , juntamente com a quimioterapia que tem como função retardar o processo das células cancerígenas , agindo na destruição de células más , então esta combinação funcionára de forma eficaz , sendo que a dosagem de quimioterapia é muito menor na quimio embulização , pois é aplicada diretamente no tumor de forma mais concentrada. S egundo o Site do Einstein :  A quimioembolizaçao é eficaz em tumores que recebem aporte sanguíneo pelas artérias, como os do fígado, sejam eles primários ou metastáticos. Um fígado sadio tem duas vias de vascularização: a artéria hepática, responsável por 30% de nutrição do órgão, e a veia porta, que responde por 70%. No câncer, essa relação se inv

Mucosite induzida por Quimioterapia - Enfermeira Oncológica Laís Vieira Lima

A mucosite é inflamação relacionada a mucosa oral e do trato gastrointestinal , podendo apresentar alterações dolorosas alialiadas a feridas . A mucosite é desenvolvida por meio da diminuição da produção dos componentes sanguíneos produzidos pela medula óssea ,os Quimioterápicos tem ação sistêmica , irá de encontro com as células sanguíneas , alguns locais que são mais afetados pela presença dos Quimioterápicos são : medula óssea e mucosa oral , quando a quimioterapia age bloqueando a angiogênese ( o processo de formação dos vasos sanguíneos que as próprias células cancerígenas formam ) ocasiona a destruição das mesmas , mas as células boas que o ser humano produz também serão afetadas , pois o nosso processo de produção celular é rápido igualmente a produção das células cancerígenas , então a Quimioterapia sente dificuldade de distinguir ( diferenciar ) quais são as células boas e ruins , por isso todas as células são afetadas tanto as ruins quanto as boas , quando isto ocorre o siste