Pular para o conteúdo principal

Mãos que acolhem / Mãos dos pacientes que estão em tratamento oncológico / Mãos que acalentam

Autoria: Laís Vieira Lima - Enfermeira Oncológica

Lindas mãos , mãos de seres tão especiais , seres que são compostos de brilhos amenos , que mesmo vivenciando certos eventos , não se permitem desvanecer e sim crescer a cada degrau do trilhar.

Ao entrelaçar meus dedos nos dedos de minhas pacientes do coração , sinto por dentro de mim , algo sendo preenchido , não meço , só sei que está sendo preenchido cada cantinho que precisa de uma torrente de gratidão em vida , quando os meus dedos se entrelaçam nos dedos de cada paciente , me sinto renovada e amada , até porque cada ser humano que está a vivenciar essa lida , mesmo em suas dificuldades , eles se vestem de felicidade e dar para sentir , sinto com muita frequência quando aperto suas mãos , a doçura é tão cativante que dar vontade de ficar ali e não soltar as mãos.

O ser humano que está em tratamento oncológico, tem as mãos preenchidas de gratidão , de canções que não conhecemos , que são entoadas no silêncio dentro de um olhar , pois quando damos vossas mãos para os pacientes em tratamento oncológico , os olhares naturalmente se encontram e aí nesse espaço , florimos a gratidão , pois é um momento que trocamos histórias , bagagens , florescemos crescimentos , vivenciamos aquele processo juntamente com ele (a), por mas que não estamos dentro do corpo de vosso alter , mas somos ombros que acolhem , assim como os ombros desses seres e luz nos acolhe de uma forma sem igual.

Essas mãos , Essas mãos tão amenas , que mesmo vivenciando um processo tão árduo , conseguem transmitir amor , quando vossos dedos se entrelaçam dentro dos dedos do alter , sentimos o amor por inteiro , esquecemos de tudo em vossa volta e só lembramos que precisamos dessas mãos para vossa caminhada.

Mãos , canções guardadas em vossos lares internos , são ouvidas somente quando acontece o entrelaçar de dedos , conectando uma certa ligação de vidas , que mesmo vivenciando processos diferenciados , são amenizados ali naquele momento , esse espaço é luz , é brilhar e florir...sorrir.

Ser Enfermeira oncológica é querer entrelaçar os dedos em outros dedos , para sentir esse fluir de amor e ali morar por um tempo , sentir o renovo da vida , permitir a alma cantarolar a música da paz, que só pode ser ouvida ali , através dos olhares e do silêncio , pois essa troca de gestos singelos , fortalece ambos na caminhada.

Que delícia saber que mesmo em trajetórias difíceis , cada alma guarda em si a arte de florescer mesmo em dor , conseguem transbordar arco íris em meio as tempestades e nos trazem a verdade de ser e nos tornarmos nus de nós mesmos e e ficar somente a essência  a essência singela que cada um guarda em suas inteirezas .. um pote de delicadezas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Circulação colateral tipo cabeça de medusa , o que é ?

A Circulação colateral tipo cabeça de medusa é  quando as veias se dilatam no abdômen , consequencia de algumas doenças hepáticas assim como a cirrose hepática , isto ocorre por causa da obstrução dos vasos sanguíneos , podendo ocorrer piores complicações assim como uma hemorragia interna , pois o acumulo destes vasos sanguíneos impedem de que o sangue circule na região abdominal , neste caso não é indicado a embulização , pois o fígado já se encontra afetado pela cirrose hepática  , a embulização neste caso aumenta o excesso da obstrução dos vasos sanguíneos . Na Circulação colateral ocorre o engurgitamento das veias acima da umbigo e abaixo do umbigo , sendo bem nítida ao olhar . Enfermeira Oncologista : Laís Vieira Lima .

Embolização para tratamento do Câncer de fígado

A Embolização é um tratamento atavés de injeções de substâncias para impedir que o fluxo de sangue chegue até as células cancerígenas , pois as células cancerígenas se alimentam destes nutrientes que são produzidos pelo sangue. Segundo o Site do Oncoguia :  A embolização é uma opção para pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente. Ela pode ser usada para tumores grandes (geralmente maiores do que 5 cm de diâmetro) que não podem ser tratados por ablação. Para alguns tumores entre 3 - 5 cm, estes tratamentos podem ser utilizados em conjunto. A embolização reduz parcialmente o abastecimento de sangue para o tecido hepático normal, por isso não é uma boa opção para alguns pacientes cujo fígado está afetado por doenças, como hepatite ou cirrose. Este tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar. Os tipos de embolização utilizados são: Embolização Arterial  - É também conhecida como embolização transarterial. Neste procedimento ...

Dor oncológica - Vocês sabem o que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia clínica:  O conceito de dor total em que o paciente pode ter a dor fisíca influenciada por fatores emocionais , sociais e espirituais. - A dor oncológica ela é uma dor integral , que em si é encontrada os fatores influenciadores . A integralidade precisa ser cuidada com direcionamentos. Muitas das vezes o direcionamento é empregado de maneira incorreta , resultando em más consequências para o tratamento do indivíduo que se encontra em debilitações por conta da dor em extremo que não está sendo bem controlada. A dor oncológica é uma miscelânea de fatores,  vindo de um amplo tumor até uma situação emocional mal resolvida , por isso que é preciso elaboração de estratégias para desenvolver com os pacientes , que antes de serem pacientes , são humanos . A humanidade gera a humanização. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Cliníca : A intensidade da dor deve ser quantificada e a qualidade deve ser caracterizada pelo pacient...